O autismo — Transtorno do Espectro Autista (TEA) — é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades na comunicação e interação social e pela presença de padrões de comportamentos restritos e repetitivos. Exatamente por conta disso, existem muitas diferenças e singularidades dentro desse espectro, fazendo com que o autismo de cada pessoa seja único. Ou seja, enquanto algumas pessoas podem precisar de suporte para tarefas do dia a dia, outras podem ser mais autônomas nesse sentido.
Alguns esclarecimentos básicos!
Um dos manuais responsáveis pela definição de autismo é o DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – 5ª edição) da Associação Americana de Psiquiatria. Nele, a pessoa pode ser diagnosticada com:
Autismo nível 1: que muitas pessoas vão conhecer como autismo leve. Neste nível, o suporte necessário é menos substancial;
Autismo nível 2: conhecido como autismo moderado. Exige nível moderado de suporte;
Autismo nível 3: muitas vezes chamado também de autismo grave. Nesse nível, a necessidade de suporte é considerada mais substancial do que nos outros.
Sinais de autismo
Dificuldade na comunicação: a pessoa pode ter dificuldades em iniciar ou manter conversas, compreender figuras de linguagem, interpretar expressões faciais e linguagem corporal, ou pode apresentar repetição de palavras ou frases (ecolalia).
Dificuldade na interação social: a pessoa pode não gostar de interagir com outras pessoas, ter dificuldade em compartilhar experiências, preferir ficar sozinha, ou pode ter dificuldades em compreender regras sociais implícitas.
Comportamento repetitivo: a pessoa pode apresentar comportamentos repetitivos, como balançar o corpo, girar objetos ou alinhar objetos de maneira precisa, bem como pode ser muito rígida em relação a rotinas e atividades.
Até repetir automaticamente uma frase ou palavra que ouviu sem nenhum contexto de comunicação Sensibilidade sensorial: a pessoa pode apresentar uma sensibilidade aumentada ou diminuída a sons, luzes, texturas e gostos.
Interesses restritos: a pessoa pode apresentar interesses restritos e intensos em um assunto específico, podendo se apegar a rotinas e padrões específicos. Atraso na fala e outros sinais de atraso no desenvolvimento infantil.
Todos os direitos reservados. 2024 ®